VAMOS SER ESPÍRITAS.  ONDE? COMO? QUANDO?

  Mesmo vendo a humanidade buscar com maior intensidade o conhecimento da DOUTRINA ESPÍRITA, se analisarmos com cuidado poderemos perceber que muitas vezes já aprendemos determinados pontos básicos, porém encontramos enormes dificuldades de colocá-los em prática.

  Queremos colocar em prática o AMOR, a COMPREENSÃO, o SERVIÇO AO PRÓXIMO, e tudo o mais que a nossa DOUTRINA nos ensina, mas quantas vezes nos pegamos agindo de forma contrária àquilo que gostaríamos de fazer. Nos disse Paulo de Tarso: “como é difícil fazer o bem que eu quero, e como é fácil fazer o mal que eu não quero fazer”.

  Em outras palavras, nos diz o apóstolo dos gentios: VIGIE e ORE. Ser espírita é agir pautado nos ensinamentos já recebidos, fazendo-os bandeira de nossas ações. Agir como espírita é colocar o AMOR, a COMPREENSÃO, o SERVIÇO AO PRÓXIMO, em todas as ocasiões, situações e locais em que nos encontramos.

  Difícil ? Sim, mas não tanto como imaginamos. E a prática deve começar dentro do próprio Centro Espírita, local em que precisamos exercitar a nossa compreensão, a nossa tolerância, o nosso amor e carinho para com aqueles que nos procuram, a nossa responsabilidade pelo trabalho que abraçamos. Aquele que esquece de exercitar os bons ensinamentos dentro da própria ESCOLA jamais poderá ensinar novos alunos, pois antes da PALAVRA devemos nos preocupar com o EXEMPLO.

  Deve todo o espírita se auto analisar, buscando encontrar os pontos que ainda devem ser melhor trabalhados. O nosso burilamento exige esforços, perseverança, confiança, e acima de tudo HUMILDADE para que reconheçamos nossas falhas e encontremos, principalmente na convivência com os irmãos de ideal, as forças para alcançarmos o que há de melhor.
AMAR VERDADEIRAMENTE e SERVIR INCONDICIONALMENTE devem ser o lema de quem se afirma “espírita”.

  Refletindo sobre essas palavras, busquemos o nosso melhor caminho.  

  E o melhor caminho nos oferece sempre os melhores companheiros: JESUS e os IRMÃOS.

 

Adilson Ferreira