À luz da razão

  Irmãos estamos no 3º milênio, a verdade não pode ser escondida, a luz deve ser retirada de debaixo do alqueire, para que brilhe e ilumine todo o mundo.

“Homem conheça a ti mesmo e conhecerá os universos”.

  Dizendo essas palavras, um grande filósofo de nossa era, sentou-se a beira de um lago, límpido e calmo, e ao ver sua imagem refletida nas águas perguntou-se: “Quem sou eu, de onde vim e para onde vou?”

  Analisando suas indagações, seu pensamento tomou asas; e logo o nosso filósofo estava em um vôo imaginário para o inicio das eras primitivas do planeta terra.

  Chegara a quatro bilhões e 500 milhões de anos atrás; a sua frente figurava-se uma grande nebulosa, onde as forças da natureza trabalhavam na construção de um novo sistema planetário, em poucos segundos, na sua viagem imaginaria, vislumbrava o sistema solar.
Estava diante de um planeta, que girando no universo infinito, aguardava sua maturação.

  Percebeu que era o planeta Terra, no qual as forças naturais moldavam o planeta, construindo um ambiente propicio para o desenvolvimento da vida.

  Desenvolvimento que se iniciou nos mares com o aparecimento dos vírus e bactérias rudimentares, os quais fertilizaram as terras, dando inicio as grandes florestas, e posteriormente propiciando o aparecimento dos primeiros animais.

  Após milhares de séculos, com o acompanhamento de seres invisíveis (espíritos) diferenciou-se dos outros animais, uma determinada raça, que conquistou a possibilidade de criar.
Estávamos a frente do Homem. O qual adquiriu o “pensamento continuo” e em pouco mais de 200 milhões de anos, construiu a civilização que conhecemos amparados por entidades espirituais, a lhe aconselhar, sem o dirigir, comprovando o caráter evolutivo da natureza, e a inteligência suprema do nosso Criador, onde nos proporciona a oportunidade de desenvolvimento através de nossas experiências, aprendendo com nossos erros e acertos.

  Nesse momento nosso filósofo, volta a si e reflete na celebre frase do Grande Filosofo e Cientista Lavoisier.

  “Na natureza nada se perde tudo se transforma”.

  Nosso irmão estava em busca de sua origem, e encontrara a harmonia das leis naturais..., mas ainda a duvida persistia:

  “Quem sou eu? – Perguntava ele.”

  “Tenho pouco mais de meio século, e desde meu nascimento busco conhecer a origem do homem. Nego-me a pensar que todo o conhecimento cientifico e moral que adquiri durante minha vida, vai se perder de um momento para o outro, dependendo apenas do falecimento de meus órgãos corporais. Busco nas ciências a resposta, mas não a encontro, busco nas religiões tradicionais, mas não aceito, pois os princípios a mim professados conflitam com o meu saber. Onde encontrar a resposta.”

  E com o término dessa indagação nosso amigo viu-se frente a frente com sua imagem refletida nas águas do lago, e percebeu que a resposta para sua pergunta estava dentro dele mesmo, no ser que ele não conhecia totalmente, que estava enclausurado dentro de seu corpo físico.

  Naquele momento, nosso pesquisador passou a estudar o seu verdadeiro “Eu”, e encontrou na Doutrina Espírita, a chave para todas as suas perguntas sem respostas até aquele momento.

  Irmãos, quantos de nós estamos na mesma situação de nosso filósofo, buscando o encontrar uma razão para viver?

  Quantos de nós vivemos somente para saciar as necessidades básicas de nosso organismo, sem sequer pensarmos qual será o nosso futuro?

  Quantos de nós desacreditamos na vida, pois o sentido da vida que nos é mostrado, é totalmente vazio e sem esperanças?

  Estamos na Idade da Razão, velhos dogmas, idéias pré-concebidas, estão se quebrando com o desenvolvimento da Ciência.

  Dominamos a força atômica, mandamos o homem à Lua, fabricamos aviões, foguetes espaciais, satélites e computadores. Mas..., e os nossos conceitos religiosos, acompanharam o progresso cientifico?

  Lembremos que a Ciência libertou-se das algemas impostados pelas religiões dogmáticas e com o advento do método teórico experimental, introduzido por Galileu, vêm comprovando e revelando verdades a toda Humanidade.

  Assim atualmente vemos as Ciências e as Religiões se contradizem em muitos conceitos, e nós que buscamos o conhecimento de nossa origem, caímos em uma encruzilhada, na qual um lado nos leva ao materialismo, e o outro nos leva a um criador embasado em verdades dogmáticas sem uma explicação palpável.

  Ai na confluência desses dois conhecimentos surge dando sentido as nossas vidas e trazendo as respostas as nossas duvidas, o Espiritismo.

  O Espiritismo vem quebrar os velhos dogmas do passado, trazer esclarecimentos sobre a relação entre o Homem e Deus, mostrar que a Ciências e a Religião podem conviver harmonicamente.

  Uma dando fundamento à outra, sem interferências, e esclarecendo sempre a verdade.

  O conhecimento de nossa evolução desfaz a imagem de um Deus Humano, ou seja, um velho de barbas brancas sentado em um trono, decidindo nossas vidas.

  Ele mostra um Deus Universal, inteligência suprema de todo universo. Bastava nós olharmos na natureza para entendermos como estávamos errados em comparar Deus a nós Homens encarnados.

  A lei de evolução, que todos nós estamos subordinados, reformula os conceitos tradicionais.

  A morte não é mais o fim, e sim uma transformação.

  A vida é uma grande escola, onde todos nós temos oportunidades para crescimento evolutivo. Aprendemos que todos foram criados iguais, simples e ignorantes, e que através das mesmas oportunidades evoluímos, sendo que a velocidade dessa evolução depende unicamente de cada um de nós.

  O conceito reencarnacionista nos traz a explicação dos “Por quês” para as diversas diferenças entre condições físicas e sociais. “Por que eu sou pobre e ele é rico? Porque eu nasci nessa família? Por que eu tenho problemas físicos e ele não tem?, etc.” ,

  E a Lei de Ação e Reação complementa esse esclarecimento, onde mostra que o responsável por nossa atual situação é “nós mesmos”, e relembra que “somos livres para plantar, mas a colheita é obrigatória”, ressaltando que “colheremos o que plantar”.

  A Doutrina Espírita mostra o homem energético, “somos energia”, fonte de luz, emitimos e recebemos essa energia através do nosso corpo perispiritual.

  Irmãos temos a possibilidade, através desse conhecimento, de respondermos todas as nossas velhas duvidas existenciais e nos prepararmos para uma caminhada futura.

  Convidamos a todos os leitores a buscarem nos livros espíritas a fonte para reflexão desses temas tão importante para o nosso crescimento individual e deixamos a seguir algumas linhas para reflexão.

Convite à reflexão:

  Quem somos?

  Um principio criado por Deus, que através de sucessivas experiências, submetidos à lei do progresso e aprendizado, chegou a estagio de espírito. Ser energético provido de vontade própria, o qual continua sua evolução, utilizando-se da reencarnação como ferramenta de aprendizado e aperfeiçoamento.

  Onde estamos?

  No planeta terra, uma grande escola para nosso aprendizado, uma nova etapa para nossa evolução.

  Para onde vamos?

  O nosso objetivo é evoluirmos para espíritos puros, ou seja, sublimar nossos sentimentos para auxiliarmos cada vez mais nosso Pai Criador.

  “Homem conheça a ti mesmo e conheceras os universos que habitamos e habitam dentro de cada um de nós.”

 

Denilson de Souza Santos