DEPRESSÃO

CAUSAS, EFEITOS, CONSEQÜÊNCIAS, CUIDADOS, FORMAS DE EVITAR E COMO TRATAR QUANDO DETECTADA.

  A partir de hoje, estaremos trazendo até os nossos leitores um assunto que diz respeito à todos nós, principalmente nos dias de hoje, dias em que levamos uma vida cheia de atribulações, um verdadeiro corre-corre, tentando nos proporcionar uma vida (enquanto encarnados) um pouco melhor a cada dia.

  Como todos nós sabemos, justamente pelo fato de estarmos sempre correndo, preocupados em arranjarmos um bom emprego, ou até mesmo melhorarmos os nossos ganhos para assim proporcionarmos uma condição e até um futuro melhor para nossas famílias, isso nos deixa muito pouco tempo para cuidarmos de nós mesmos.

  Somando isso ao fato de que nós, na maioria dos casos, temos uma ou outra lembrança ruim de nossa infância (coisa que nos marcou muito), as vezes até não admitimos (mas marcou), tanto é verdade que, até hoje, não nos esquecemos dela, não mais que de repente começamos a nos sentir estranhos, sentimental, emotivos e por qualquer motivo queremos chorar ou então descarregarmos toda a nossa raiva, na maioria das vezes sem motivo aparente, justamente nas pessoas que mais amamos. Isto tudo nos leva a pensar: O QUE É QUE ESTÁ ACONTECENDO COMIGO? POR QUE ESTOU MACHUCANDO JUSTAMENTE QUEM MAIS EU AMO? POR QUE DE REPENTE NÃO TENHO MAIS PACIÊNCIA COM NINGUÉM?

  A resposta e o entendimento para estas e outras perguntas é justamente o que procuraremos abordar dentro desse espaço para tentarmos ajudar as pessoas a entenderem o que é que nos acontece quando não prestamos atenção na maneira como estamos tratando as pessoas, principalmente aquelas que nos são mais próximas.

  Para podermos abordar este tema com um pouco mais de embasamento, estaremos nos orientando pelas obras de ISAIAS CLARO (ilustre Promotor Público na cidade de Osvaldo Cruz, Presidente fundador da Comunidade Espírita Joana de Angelis, na mesma cidade): DEPRESSÃO CAUSAS, CONSEQÜÊNCIAS E TRATAMENTO, publicado pela Casa Editora O Clarim, VENCENDO AFLIÇÕES, publicado pela mesma editora.

O QUE É DEPRESSÃO?

  Segundo o dicionário AURÈLIO, depressão: “abaixamento de nível, resultante de pressão ou peso; baixa de terreno ou ainda, abatimento moral ou físico, letargia”.

  Destes significados, vamos nos ater ao abatimento moral e físico, letargia, que é o tema central de nossa reflexão. Em poucas palavras, Depressão é uma tristeza profunda e prolongada.

  Se conversarmos com pessoas que estejam depressivas ou prestarmos atenção em nós mesmos, principalmente se estivermos nos sentindo pra baixo, sentimental demais, irritadiços, explodindo por qualquer coisa, não importando com quem, nem local, nem hora, estaremos apresentando alguns sintomas de Depressão, desde que estes sentimentos perdurem por alguns dias, no mínimo.

  Não podemos confundir, um momento de raiva, de irritação, momento de nervoso por alguma coisa com Depressão. Isso pode ser sim um momento Depressivo, porém passageiro.

  Se você gostou e quiser saber mais sobre este assunto, não deixe de acompanhar pelo SITE da Fraterna novas revelações a respeito de Depressão.

  Estaremos todos os meses trazendo novos comentários a respeito e também muitas explicações de como detectar e tratar com este problema.

 

Mauro Mário de Souza